quinta-feira, 26 de junho de 2008

Mehmet Aurélio a caminho da Invicta?











Mehmet Aurélio será o jogador eleito pelo F.C. Porto para colmatar a saída de Paulo Assunção. Nascido no Brasil e naturalizado turco, o médio do Fenerbahçe realizou um excelente campeonato da Europa, é um jogador que oferece uma boa capacidade de desarme e principalmente o equilíbrio que Assunção transmitia ao meio campo dos campeões nacionais.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Sporting: Rui Patricío pode estar de saída



De acordo com ecos vindos de Itália, Rui Patrício, guarda-redes do Sporting está no topo da lista do Inter para ocupar a vaga de Toldo. Toldo parece estar de saída e o jovem internacional português, titular no Sporting na maior parte da época, está no topo das preferências dos italianos, devido às suas boas exibições durante a Taça UEFA às quais se acrescenta o facto de ainda ser muito jovem e ter, por isso, muita margem de progressão . Esta transferência a confirmar-se irá complicar ainda mais as contas do Sporting que já andava no mercado à procura de um guarda-redes.

TuttoMercato

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Adeus Quaresma

O negócio da venda de Quaresma parece já estar concluído. Pelo menos se contarmos com as declarações do jogador:

Tuttomercatto1
Tuttomercatto2

E se alguém perceber um pouco de sueco:

SvenskaFans

Atenção que pode ser especulação!

domingo, 8 de junho de 2008

Update dos três grandes

Para o Porto as atenções e energias estão toda concentradas na situação que colocou o clube fora da Champions, no entanto, sabemos que o Nápoles fez chegar ao Porto uma proposta concreta por Marek Cech, na ordem dos 4 milhões de euros. Sendo que a vontade do jogador é de ser transferido para Itália. Está por dias também a proposta do Inter por Quaresma e pode trazer na mala uma pergunta acerca de Bruno Alves, tudo depende se as incursões de Mourinho por outros lados, não forem tão bem sucedidas como ele espera. Prevê-se um Porto muito mais exportador do que importador neste defeso.

Quanto ao Sporting, continua à procura de um guarda-redes, mas todas as tentativas têm sido em vão. Sem um alvo pré-definido, o Sporting sonda o mercado mantendo Fernando, guarda-redes da União de Leiria, 'debaixo de olho'. Quanto a saídas, ao que apuramos e ao contrário do que tem sido noticiado, ainda não chegou nenhuma proposta ao Sporting por João Moutinho, mas, ao que parece, Paulo Bento não conta com ele para a próxima temporada, sendo que a transferência é praticamente inevitável, sendo o Barcelona o destino mais provável.

Finalmente, o Benfica e o seu director desportivo, Rui Costa, aguardam informações por parte de Quique Flores, mas é sabido que os contactos com Cléber Santana, são reais e que a viagem a Inglaterra que Rui Costa e Luís Filipe Vieira irão realizar esta semana, passará sobretudo pela tentativa de obter os serviços de jogadores emprestados de grandes clubes da terra de Sua Majestade.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Nem tudo vai bem no Reino do Dragão

A situação no F.C.Porto é, neste momento, crítica. Afastado da próxima Champions League (fonte de inegáveis receitas para o clube), o clube perdeu o encanto desportivo para tantos jogadores que ambicionam jogar numa das mais importantes competições futebolísticas do mundo. Avizinha-se uma dura incursão no mercado por parte de Pinto da Costa e dos responsáveis azuis e brancos. Mas o maior problema não serão as entradas mas sim conter as saídas. Sim porque o momento é de fragilidade e a faca e o queijo, desta vez não estão na mão de Pinto da Costa. Os grandes clubes europeus, oportunistas, irão procurar retirar ao Porto, as suas peças mais importantes, tendo do seu lado, o argumento deste castigo portista. Com Quaresma à cabeça (e com o Inter a baixar a proposta para os 25 milhões), segue-se uma lista que inclui Bruno Alves, Lucho e mesmo Lisandro. As próximas semanas adivinham-se duras para os dragões e muito activas ao nível das transferências. As propostas começam a chegar hoje.
Edit: Agora é o Villareal que pretende Lucho

terça-feira, 3 de junho de 2008

Andreas Isaksson para o Sporting


Sabemos que o FutebolArtte lançou esta notícia primeiro do que nós e como tal não é em primeira mão que o dizemos, mas após um 'toque' informativo de um dos nossos leitores (ao qual agradecemos) apressamo-nos em procurar outra voz que nos pudesse assegurar o mesmo, ou seja, que Andreas Isaksson, guarda-redes do Manchester City, actual suplente de Kasper Schmeichel, manifestou, vontade de sair do clube se não tiver garantias que a sua situação no plantel se irá reverter. E encontramos a confirmação pois, sabe-se que, atentos a esta situação (pois estão no mercado à procura de , os responsáveis leoninos, apressaram-se a oferecer cerca de 3 milhões de euros pelo jogador sueco, verba pela qual o City parece disposto a ceder. O único problema com a transferência é o mesmo de todos os jogadores que pretendem sair da Premier League: o salário. Esse será o maior obstáculo à concretização da negociação. Apenas mais uma informação adicional ao negócio: sabemos que o Manchester City, em conversações informais com os leões pediu informações sobre Miguel Veloso, mas o jogador sabe que à espera dele estão voos mais altos.

Edit1: Por erro nosso e desmazelo, indicamos que Isaksson seria suplente de Kasper Schmeichel, no entanto, essa situação só se verificou no início da época, sendo que o guarda-redes titular do City foi Joe Hart, renegando na mesma o sueco para o banco. As Estatísticas aqui.

Edit2: Apuramos entretanto que o passe do guarda-redes está avaliado em 5.5m de libras, o que corresponde a 7milhões de euros.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

6 + 5 = 11?


A FIFA, entidade reguladora do futebol, a nível mundial, aprovou no passado dia 30 de Maio, a chamada regra do ‘6+5’. Resumidamente, esta regra, com um prazo de aplicação de 4 anos (ou seja estará em vigor na época 2012/2013), estipula que, as equipas só poderão ter no seu onze cinco jogadores estrangeiros (podendo ter os que pretender no plantel). Politicamente, esta decisão já encontrou choque ao nível da Comissão Europeia que considera que a proposta aprovada é contrária aos princípios da livre circulação. Políticas à parte, vamos analisar isto no que diz respeito a transferências e ao futebol propriamente dito.

Os efeitos desta lei, sejamos sinceros, não se vão sentir já, nem sequer para o ano, mas certos dirigentes com maior noção e projecção do chamado ‘longo prazo’, começam a inverter a tendência na aquisição de jogadores. Que dizer do regresso do Zambrotta a Itália? De Piqué ao Barcelona? Da possível transferência de Grosso para Itália outra vez? Serão meras transferências? Ou reflectem uma outra e nova maneira de estar no mercado? É óbvio que, a aposta numa formação de qualidade trará os seus frutos aos clubes, quer a nível financeiro, quer a nível de qualidade do plantel, mas o que fazer com tantos activos de outros países? Será um autêntico desastre negocial, com jogadores a saldo. É claro que não posso prever o que irá acontecer, mas é muito provável que algo semelhante aconteça. Por exemplo, a F.A (Associação de Futebol Inglesa), aprovou esta lei sem olhar para trás pois, já promove a defesa dos jogadores ingleses há muito tempo, restringindo, por exemplo, as contratações que não acrescentam qualidade à Premier League (recordem-se do caso do Anderson, que apesar do valor gasto pelo Manchester teve que ser chamado à selecção para as barreiras se quebrarem completamente).

Concretizando à realidade Portuguesa (vejam este site que mostra o balanço do ano passado a nível transferências): a maior parte dos nossos jogadores de topo, passam aqui no país apenas alguns anos da sua carreira, sendo que são pescados logo pelos grandes clubes da Europa, sem que haja nada a fazer, pois não podemos competir com as liberdades fiscais e os salários que lhes são oferecidos noutros países (vejam o Ricardo que saiu de um clube que luta pelo título para outro que luta pela manutenção). A aposta na formação (temos tantos jogadores mal aproveitados, pois os empresários e os fundos de jogadores dominam o mercado e precisam de lavar dinheiro a toda a hora) é o caminho a seguir, mas penso que o país futebolístico sofrerá nos primeiros tempos desta lei.

Não creio que este ano esta ‘lei’ tenha algum efeito notório em Portugal, pois funcionamos muito em torno do imediatismo mas, os Zés Castro e Manuéis da Costa e tantos outros, podem estar a um passo de regressar e, perdooem-me a parcialidade, não me importo mesmo nada com isso.

Estejam à vontade para comentar, é apenas uma opinião.

domingo, 1 de junho de 2008

Postiga no Sporting


Foi hoje ultimada a transferência do internacional português Hélder Postiga para o Sporting. O jogador, que esteve emprestado pelo Porto ao Panathinaikos assinou pelo clube de Alvalade. Ainda não são conhecidas as motivações que levaram Postiga a assinar pelo Sporting.

Toda a informação da transferência aqui: CMVM-Comunicado do F.C.Porto